X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Seja legal
Liderança

14 técnicas para fazer as pessoas gostarem de você

Quer se tornar mais popular? Leia essas 14 técnicas para que as pessoas gostem de você com mais facilidade.


Tomamos todo cuidado sobre o que os outros pensam de nós e queremos ser amados.

As noções básicas para levar as pessoas a gostar de nós são óbvias: ser bom, ser atencioso, ser uma pessoa decente. Essas coisas são todas verdadeiras. Entretanto, há também muitas coisas mais discretas e menores que podemos fazer que podem ter um efeito enorme sobre a forma como os outros nos percebem. A maioria dessas dicas são pequenas técnicas que você pode implementar todos os dias. Elas podem parecer insignificantes ou até mesmo bobas, mas dê a elas uma chance e você pode se tornar exponencialmente mais popular.

Aqui vão as 14 técnicas para fazer as pessoas gostarem mais de você:

1. Use o nome da pessoa

Vamos encarar – somos todos grandes narcisistas e amamos o som do nosso próprio nome. Saiba nomes e fazer uso deles. Sempre use o nome da pessoa em uma conversa. O clássico livro do famoso Dale Carnegie, ‘Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas’, bate nessa tecla e funciona.

Sempre que possível use o nome da pessoa em uma conversa. Click To Tweet

2. Sorria – de verdade!

Embora nós vivamos em uma era digital, que cada vez mais substitui a tecnologia pela interação humana, ainda somos animais muito sociais. Como seres humanos, nós usamos a interação social como uma ferramenta de feedback, e nós fazemos um monte de escolhas conscientes e inconscientes com base em como interagimos com os outros.
Quando alguém oferece um enorme sorriso repleto de autenticidade, uma certa felicidade é transmitida sem que se perceba. Há muitos estudos que mostram como o humor, positivo ou negativo, se espalha entre os indivíduos. Se a sua atitude positiva ilumina o dia de alguém, essa pessoa vai te amar por isso.

O seu humor, positivo ou negativo, se espalha entre os indivíduos. Click To Tweet

3. Ouça (não apenas com os ouvidos)

É óbvio que as pessoas vão gostar mais de você se as ouvir. Isso começa quando você passa a ignorar seu twitter feed enquanto sai para jantar com amigos, mas vai muito mais longe  que isso. Você pode mostrar que está ouvindo alguém através da linguagem corporal (posicionar o seu corpo e espelhando a sua posição), fazendo contato com os olhos, e usando confirmação verbal (vamos falar mais sobre isso na próxima).

As pessoas vão gostar mais de você se as ouvir genuinamente. Click To Tweet

4. Seja Verbal

A maioria dos livros de psicologia se referem a esta técnica como “escuta ativa”. A escuta ativa significa mostrar que está ouvindo ao repetir ideias e até sentenças inteiras que acabou de ouvir. Por exemplo:

Outro: Eu fui a este evento de degustação de cerveja impressionante no fim de semana – eu tive que provar uma tonelada de grandes cervejas locais de todos os estados.
Você: Você teve que experimentar um monte de cervejas diferentes?
Outro: Sim, foi muito divertido. O meu favorito foi a XPTO.
Você: A XPTO foi sua favorito?
Outro: Sim, tinha um gosto excelente.

Enquanto em forma de texto isso parece uma conversa estranha, na fala esse tipo de diálogo pode ajudar muito. Faz o outro indivíduo se sentir como se você realmente estivesse prestando atenção. Além disso, as pessoas gostam de ouvir suas próprias palavras ecoarem de volta para elas, uma vez que dá um pequeno tapinha no seu ego.

As pessoas gostam de ouvir suas próprias palavras ecoarem de volta para elas. Click To Tweet

5. Converse e comprove que você está prestando atenção

Já discutimos o quão importante é mostrar às pessoas que você está ouvindo. Dormir durante uma apresentação ou manter um olhar vidrado não faz amigos.
Para realmente mostrar a alguém que você está prestando atenção, tente trazer um tópico que a pessoa mencionou anteriormente. Na verdade, ajuda se você puder lembrar e mostrar interesse em até mesmo pequenos acontecimentos da vida de outra pessoa.

Dormir durante uma apresentação ou manter um olhar vidrado não faz amigos. Click To Tweet

6. Cumprimente e elogie com sinceridade

Como observado novamente pelo famoso especialista em auto-aperfeiçoamento, Dale Carnegie, as pessoas anseiam por apreciação autêntica. Isto é muito diferente de bajulação vazia, o que a maioria das pessoas são hábeis em detectar. Ninguém gosta de um puxa-saco, e a maioria das pessoas não gosta de ser bajulada. O que as pessoas realmente querem é apreço sincero – serem reconhecidas e apreciadas por seus esforços.
Além de dar às pessoas apreciação sincera, é também importante ser generoso. As pessoas adoram ser elogiadas. É ótimo ouvir que você fez um bom trabalho. Quando alguém fizer algo direito, diga. Ele não se esquecerá.

As pessoas anseiam por apreciação autêntica. Click To Tweet

7. Critique com tato

Na mesma linha, ao mesmo tempo que você deve ser generoso nos elogios, deve ser mesquinho com as sua crítica. As pessoas têm egos delicados, e até mesmo uma leve palavra de condenação pode ferir o orgulho de alguém. É claro que será necessário, por vezes fazer críticas, mas deve sempre ter-se um propósito e se ter cuidado. Se alguém comete um erro, não critique essa pessoa na frente do grupo. Seja discreto, seja delicado. Considere envelopar a crítica como um sanduíche – uma estratégia eficaz que envolve fazer elogios antes e depois de uma crítica. Seu objetivo deve ser realmente fazer a outra pessoa reconhecer os erros sem você apontá-los.
Outra estratégia para críticas de forma diplomática é começar por discutir seus próprios erros antes de seguir para os erros da outra pessoa. Em última análise, o objetivo é sempre ser gentil com as críticas e só fazê-las quando for verdadeiramente necessário.

Só critique se for necessário. Click To Tweet

8. Evite dar ordens – faça perguntas

Ninguém gosta de receber ordens. Então, o que você faz quando precisa de algo feito? A verdade é que você pode obter o mesmo resultado com uma pergunta ao invés de mandar. O resultado pode ser o mesmo, mas o sentimento e atitude do indivíduo pode variar muito, dependendo da sua abordagem.
Você pode substituir “Eu preciso desses relatórios esta noite. Traga-os o mais rápido possível ” por “Você acha que poderia me enviar esses relatórios esta tarde? Seria uma grande ajuda “. Fará um mundo de diferença.

Evite dar ordens - faça perguntas. Click To Tweet

9. Seja uma pessoa real, não um robô

As pessoas gostam de ver caráter e autenticidade. Enquanto a doutrina de negócios clássico destaca a importância de uma postura de macho alfa (ombro para trás, queixo para cima, forte aperto de mão), é fácil não fazer muito sucesso com ela.
Em vez disso, tente ser ao mesmo tempo que confiante, respeitoso. Alguns especialistas sugerem demonstrar a cooperação pisando em direção a pessoa e dobrando-se ligeiramente para a frente quando você é apresentado, em um gesto de arco. Esses tipos de gestos podem ajudar a causar uma boa impressão sobre você.

Tente ser ao mesmo tempo que confiante, respeitoso. Click To Tweet

10. Torne-se um especialista em Storytelling

As pessoas adoram uma boa história, e grandes histórias exigem contadores de histórias sofisticados. Contar histórias é uma forma de arte que exige uma fluência especial do idioma e ritmo. Domine bem a tradição oral de contar histórias e suas chances de sucesso vão aumentar bastante.

Domine bem a tradição oral de contar histórias e suas chances de sucesso vão aumentar bastante. Click To Tweet

11. O toque físico

Essa é um pouco complicada, e eu hesito em sequer mencionar isso, porque, obviamente, precisa ser feito de uma certa maneira. No entanto, tem sido demonstrado que o contato físico muito sutil torna os indivíduos mais conectados com você. Um grande exemplo é tocar suavemente o braço de alguém (com a mão esquerda) enquanto dá as mãos (com a mão direita) – é uma ótima maneira de terminar uma conversa. Nem todo mundo vai se sentir confortável com esta estratégia, e se não é para você, tudo bem.

O contato físico muito sutil torna os indivíduos mais conectados com você. Click To Tweet

12. Peça conselhos

Pedir conselhos a alguém é surpreendentemente uma boa estratégia para fazer com que as pessoas gostem de você. Pedir conselhos mostra que você valoriza a opinião da outra pessoa e demonstra respeito. Todo mundo gosta de se sentir necessário e importante. Quando você faz alguém se sentir melhor sobre si mesmo, ela certamente vai acabar gostando de você por isso.

Todo mundo gosta de se sentir necessário e importante. Click To Tweet

13. Evite os clichés

Vamos encarar: a maioria de nós não gosta de pessoas chatas. Em vez disso, nós gostamos do inusitado, do exclusivo, às vezes até do bizarro.
Um grande exemplo dessas situações em que é importante evitar clichês acontece em entrevistas. Ao invés de ficar repetindo o “Prazer em conhecê-lo” na conclusão de uma entrevista, adicione algum tipo de variação para torná-lo memorável, mesmo que de forma pequena. “Foi um verdadeiro prazer aprender mais sobre a [empresa]” Experimente algo como “eu realmente gostei de falar com você hoje”. Você não precisa que reinventar a roda – basta ser você mesmo.

Você não precisa que reinventar a roda - basta ser você mesmo. Click To Tweet

14. Faça perguntas

Fazer perguntas – sobre suas vidas, seus interesses, suas paixões – é uma maneira infalível para ganhar alguns pontos. As pessoas são egocêntricas – eles gostam de falar de si. Se você está fazendo perguntas e leva as pessoas a falar sobre si mesmos, elas vão deixar a conversa achando que você é mais legal. Mesmo se a conversa realmente não der a outra pessoa uma razão para gostar de você, ele ou ela vai acabar pensando melhor de você mesmo que inconscientemente.

As pessoas são egocêntricas - eles gostam de falar de si. Click To Tweet

____

Artigo de Larry Kim no Medium

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot