X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

Uma maneira divertida de ser bem sucedido

Uma maneira divertida de ser bem sucedido

Quer despertar a felicidade e ser bem sucedido? Aqui estão os 5 mandamentos para conseguir isso


Quer despertar a felicidade e ser bem sucedido? Aqui estão os 5 mandamentos para conseguir isso

Todos nós queremos ser mais bem sucedidos.

Mas tudo que você lê parece apenas mais um monte de tarefas e sacrifícios. Será que não existe um método cientificamente comprovado que seja um pouco mais divertido? Há sim.

Shawn Achor é autor do best-seller The Happy Advantage, e por anos em Harvard, ele estudou exatamente isso: a felicidade.

Ele fez um talk extremamente popular no TED, e suas ideias atraíram a atenção de Oprah Winfrey, que fez uma entrevista com ele.

O que há de tão especial sobre o trabalho de Shawn? Sua pesquisa mostra que o sucesso não traz felicidade – é a felicidade que traz o sucesso.

Eles fez o que muitos pesquisadores nunca fizeram: em vez de esfregar os valores discrepantes através dos dados, ele os estudou agressivamente.

Shawn acredita, e sua pesquisa mostra que você pode fazer algumas coisas para ser mais feliz. E ser mais feliz torna você mais bem-sucedido.

Aqui está como funciona.

#1. A felicidade traz o sucesso

Temos perseguido o sucesso esperando que ele nos faça feliz:

  • Eu vou ser feliz quando eu conseguir a promoção que quero.
  • Eu vou ser feliz quando eu conseguir um aumento.
  • Eu vou ser feliz quando eu perder 15 quilos.

Mas a pesquisa mostra que isso não é verdade. Você alcança um objetivo e está brevemente mais feliz, mas então você começa a buscar seu novo objetivo.

O que a pesquisa de Shawn mostra é que quando você vira a fórmula e se concentra em aumentar a felicidade, você acaba aumentando o sucesso.

Baseado nisso, a MET Life viu resultados tão grandes entre os vendedores felizes, que eles fizeram uma experiência: eles começaram a contratar pessoas com base em seu otimismo.

O resultado foi que o grupo de otimistas superou suas contrapartes mais pessimistas em 19% no primeiro ano, e em 57% em 2 anos.

Feito isso, qualquer pessoa que busca o sucesso em seu futuro precisa se preocupar um pouco menos com as notas e mais com o otimismo.

#2. Enxergue os problemas como desafios

Shawn fez um estudo com banqueiros logo após a crise bancária. A maioria deles estava incrivelmente estressada. Mas alguns estavam felizes e resilientes.

Oque esses caras têm em comum? Eles não viram os problemas como ameaças, mas sim como desafios a serem superados.

Então, as pessoas que estão apenas ligadas de maneira diferente, e devemos invejá-las? Não. Shawn fez um experimento que mostrou que a atitude pode ser aprendida.

Apenas mostrando um vídeo explicando como ver o estresse aos banqueiros mais estressados, Shawn transformou-os em banqueiros mais ativos e otimistas.

Mas o que dizer quando há muita coisa para fazer? Talvez existam mais desafios do que você pode manipular.

Deveríamos simplesmente desistir de qualquer chance de equilíbrio entre vida e trabalho? Cancelar os planos com os amigos e passar mais horas no escritório? Mais uma vez, a resposta é exatamente o oposto disso.

#3. Se você tiver o dobro de trabalho, precisa do dobro de amigos

Depois de fazer o seu trabalho de graduação em Harvard, Shawn foi um inspetor, ajudando o calouro a se adaptar ao ambiente muitas vezes estressante e competitivo.

Muitos estudantes responderiam à carga de trabalho, vivendo na biblioteca e comendo em seus quartos para que pudessem continuar estudando.

Será que esses alunos têm um melhor desempenho? Não. Aqueles eram os que acabavam sendo transferidos para outras faculdades.

O que eles fizeram de errado? Segundo Shawn, eles se isolaram do maior indicador de felicidade: através de uma vida social. A conexão social é o maior indicador de felicidade que temos.

Quer resistir ao estresse, aumentar a produtividade e conseguir uma promoção? Então, não basta buscar apoio social, você precisa fornecê-lo aos outros.

Quanto mais você tiver que trabalhar, mais vai precisar dos amigos.

Quanto mais você tiver que trabalhar, mais vai precisar dos amigos.

#4. Envie um e-mail de agradecimento toda manhã

Você pode pensar que a felicidade só vem de grandes vitórias ou grandes realizações. Você está errado. A pesquisa mostra que as pequenas coisas são mais importantes.

Então, Shawn acredita que ao invés de focar em grandes impulsos, como férias, é mais inteligente, construir pequenos hábitos consistentes semelhantes a escovar o dente.

O hábito simples que dá um grande impulso de felicidade ao longo do tempo? Envie um e-mail de agradecimento, ou um SMS assim que você entrar no seu escritório.

Quer mais algumas dicas de hábitos diários que incentivam a felicidade? Aqui estão:

  • Liste as coisas pelas quais você é grato.
  • Medite.
  • Exercite-se.

#5. A regra de 20 segundos

Por que paramos de fazer as mudanças que sabemos que deveríamos fazer? Shawn diz que é por conta da energia da ativação.

Inicialmente, a energia da ativação serve para fazer você tirar a bunda do sofá e ir para a academia. A parte mais difícil é começar.

Se você quer reduzir a quantidade de energia de ativação necessária para uma tarefa difícil, as coisas difíceis se tornam mais fáceis. Então, crie novos hábitos fáceis de 20 segundos.

Shawn, por exemplo, dormia com suas roupas de ginástica e tênis ao lado da cama, e isso o deixava muito mais propenso a se exercitar quando ele acordava.

O que aprendemos

Aqui está um pequeno resumo das pesquisas de Shawn:

  • O sucesso não traz a felicidade. A felicidade traz o sucesso.
  • Veja os problemas como desafios, e não como ameaças.
  • Mais trabalho significa que você precisa de mais apoio social. E dar apoio é melhor do que receber.
  • Envie um e-mail de agradecimento todas as manhãs.
  • Use a regra dos 20 segundos para criar um hábito.

Algumas pessoas podem pensar que ser mais feliz é difícil. Talvez eles tenham sofrido de depressão.

Muitas pessoas pensam que a genética define a sua felicidade. Mas a verdade é que os outliers quebraram a tirania dos genes através de bons hábitos. Comece a cultivar os seus a partir de agora.

___

Este artigo foi adaptado do original, “New Harvard Research Reveals A Fun Way To Be More Successful”, do Barking Up The Wrong Tree.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot