X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Matt Damon portrays an astronaut who faces seemingly insurmountable odds as he tries to find a way to subsist on a hostile planet.
Motivação & Inspiração

Quer ser um empreendedor de sucesso? Aprenda com esse filme

O filme ‘The Martian’ – Perdido em Marte tem uma lição para você, empreendedor.


Embora os engenheiros e aficionados em espaço provavelmente amem ‘The Martian’, os empreendedores tem algo a mais para aprender com ele. “We got the forest. Everyone else got trees.” (“Nós vimos a floresta. Todo resto viu árvores.” – uma expressão norte-americana sobre se ater aos detalhes e não se ver o todo mais importante.)

Não, não são os efeitos especiais. Não são as menções de como a chegar a Marte mais rápido ou como o filme nos fez nos sentir lá.

Na verdade, as partes mais emocionantes – onde o personagem de Matt Damon resolvia cada desafio de engenharia, lidava com os desafios do trabalho em equipe e os passeios no espaço – só construíram a base para a maior lição do filme, o que a maioria dos espectadores não percebeu.

A maior lição é esta:

Não importa o quanto você se preparou, quando você está fora do caminho conhecido, sendo um pioneiro, você terá que enfrentar e resolver problema após problema após problema que nunca foram previstos.

Esqueça os efeitos especiais, a atuação e o roteiro. Se você é um empreendedor aqui está cena mais importante do filme. Você não precisa nem sequer ter visto o filme para apreciá-la:


“Em algum ponto, tudo irá “sul para você” (dar errado) e você vai dizer: é isso. É assim que eu vou acabar. Agora, você pode desistir ou você pode começar a trabalhar. Isso é tudo o que há. Você só precisa começar. Você faz a matemática. E então, resolve um problema e resolve outro, e depois o próximo. E, se você resolver problemas suficientes, você consegue voltar para casa”.

Faça o paralelo com a sua situação como empreendedor e você verá como tudo isso se encaixa também nesta realidade.

Burocracia significa sistemas, recursos e processos. Eles são ótimos para muitas coisas, mas quando você começa algo novo, você não possui nenhum.

As burocracias não geram os problemas de Marte. Você pode ser o melhor engenheiro, gerente, líder, vendedor, representante, ou qualquer coisa em uma burocracia e fracassar como um empreendedor porque mesmo que possa lidar com cada pequeno problema que um empreendimento lhe trouxer, a tensão mental de não saber o que virá pode exauri-lo.

Entretanto se você enfrentar um problema imprevisto após problema imprevisto após problema imprevisto ao descobrir novas formas e encontrar ou criar recursos para isso, então você pode ter sucesso como empreendedor.

Pode parecer loucura que o melhor engenheiro, vendedor, ou qualquer outro funcionário pode não ser capaz de se tornar o melhor empresário. Eles estão em sintonia com o conhecido. Nós, empreendedores enfrentamos o desconhecido. Quando temos sucesso, contratamos os especialistas.

O que faz um especialista especialista? Geralmente, o treinamento especializado. A formação especializada do sistema educacional de hoje geralmente significa seguir instruções. Altas notas, um MBA, um PhD, e a maioria das credenciais de hoje significa que você seguiu direitinho as instruções.

O personagem de Matt Damon teve sucesso por seguir instruções?

Se você pensar bem, vai perceber que seu personagem sabe exageradamente muito e tem habilidades demais para ser verossímil. Nós só acreditamos que ele pode fazer tudo o que quiser simplesmente porque escolhemos acreditar.

O que torna os empreendedores empreendedores é o fato de escolherem se envolver em um desafio e terem a confiança de que podem lidar com os problemas que apareçam. Se alguém pode resolvê-los, eles podem. Se eles não podem resolvê-los por eles mesmos, eles encontrarão alguém que pode e irão torná-los parte de sua equipe. Se eles não tiverem os recursos, eles vão procurar encontrá-los.

Uma coisa que o personagem de Damon não precisou foi colocar-se naquela situação (embora ele tenha escolhido ir a Marte, o que pode ser suficiente), coisa que empreendedores, geralmente, costumam fazer.

Ele teve que lutar para voltar para casa. Nós, os empreendedores temos que lutar para não apenas alcançar a lucratividade, mas fazer com que nossos amigos e familiares nos compreendam e nos apoiem, para superar vulnerabilidades e tantas outras coisas que podem ser comparadas sim, com as dificuldades de sobreviver em um novo planeta.

Repetindo a lição do filme:

“Agora você pode desistir ou você pode começar a trabalhar. Isso é tudo o que há. Você só precisa começar. Você faz a matemática. E então, resolve um problema e resolve outro, e depois o próximo. E, se você resolver problemas suficientes, você consegue voltar para casa”.

Agora comece a trabalhar e resolva alguns problemas que você nunca pensou que conseguiria.

__

Artigo da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot