X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

É possível crescer mesmo em momentos de crise.
Motivação & Inspiração

Obstáculo ou Oportunidade?

É possível crescer mesmo em momentos de crise.


A grande maioria das pessoas foi condicionada a acreditar que tempos de crise significa que não há oportunidade para o crescimento ou para o sucesso. Mas às melhores empresas se destacam nas épocas mais difíceis. Empresas como a Disney, a Apple, a Exxon e Microsoft foram fundadas em um momento no mundo dos negócios onde a maioria das empresas se encontrava em tempos de crise. Muitas outras empresas têm se aproveitado da crise como uma oportunidade para se reinventarem, inovarem e expandir sua área de atuação.

O fato é que a única constante que encontramos em meio à crise é a mudança. E essa mudança não inclui somente mudanças no ambiente econômico, mas as mudanças na concorrência, tecnologia, cultura, clientes e funcionários. Se você acredita que as condições ou as circunstâncias podem determinar seu futuro, então você está destinado ao fracasso.

As melhores oportunidades vêm em tempos de máximo pessimismo. Mas é preciso antecipação, eficiência, otimização, inovação e criatividade para poder tirar proveito das oportunidades. Isso fez a diferença na Amazon, Netflix, Napster e iTunes. Não estamos apenas falando sobre criação de valor, é sobre como ajustar, evoluir e adotar os princípios e estratégias necessárias para levar sua carreira ou sua empresa ao nível máximo de desenvolvimento. O mercado pode estar em crise, mas a concorrência de qualquer empresa ou indústria rentável é feroz. O ciclo de vida de uma ideia ou até mesmo de produtos é exatamente o intervalo de tempo entre o momento em que venha um conceito inovador em um piscar de olhos algo inovador e criativo pode tragar seu negócio caso inovação não esteja em seus planos.

Imagine a Starbucks. Enquanto nós pensamos geralmente na gigante do café uma multinacional altamente rentável, eles são, na verdade, o exemplo perfeito de uma empresa que descobriu não apenas como sobreviver dificuldades económicas, mas como prosperar.

No final do segundo trimestre de 2008, o lucro trimestral da Starbucks havia caído. O lucro operacional global havia afundado 26% e os números de vendas nas lojas da empresa foram negativos pela primeira vez na história da marca. Enquanto isso, os consumidores estavam apertando-se e limitando os seus gastos com a recessão global. Em julho de 2008, Starbucks perde dinheiro pela primeira vez, reportando um prejuízo líquido de US $ 6,7 milhões para o terceiro trimestre. No quarto trimestre, os lucros mergulharam 97% e o lucro para o ano caíram 53%. Como crise financeira alastrada por toda a Europa e Ásia, números de vendas da Starbucks estavam em um negativo de 8%, efetivamente tornando modelo econômico existente Starbucks completamente inepto.

Neste ponto, o chairman da Starbucks, presidente e CEO, Howard Schultz retornou após oito anos longe do negócio, com a única missão, a de ajudar sua empresa;

Agora imagine que você estivesse no lugar de Schultz. O que você faria nessa situação? Como você iria orientar a empresa através da pior crise financeira em décadas?

Quando Schultz voltou no meio da crise, ele cortou cerca de US $ 600 milhões em custos, e por três horas em 26 de fevereiro de 2008, ele orquestrou o fechamento de mais de 7.000 lojas americanas Starbucks para uma sessão de reciclagem para os funcionários.

“Isto não é sobre o treinamento”, ele disse a seus funcionários. “Isto é sobre o amor e compaixão e compromisso que todos nós precisamos ter para o cliente.”

Schultz utilizava de forma eficaz a recessão como o impulso para voltar a se concentrar em seu core business. Ele tinha conseguido reacender o amor para seus clientes, Schultz permitiu que a crise criasse um avanço, e encontrou maneiras de inovar, adaptar e evoluir.

A crise é muito mais aparente quando a vivemos, quando a respiramos e quando acreditamos que ela pode nos derrubar. Não estamos falando sobre a crise, mas sobre criar descobertas em seu negócio, em primeiro lugar se concentrar em sua mente e, em seguida, encontrar as ferramentas para inovar, adaptar e evoluir em qualquer situação econômica. É hora de levar o seu negócio ou sua carreira para o próximo nível.

__

DIEGO VACILOTTO – EMPREENDEDOR
Formado em marketing pelo Grupo Educacional UNIESP, foi cabo do Exército durante 4 anos, atuou no primeiro contingente da força pacificação no Complexo do Alemão no Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo atributos como disciplina, operações de risco e liderança.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot