X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

O que a pirâmide de Maslow não diz sobre motivação

O que a pirâmide de Maslow não diz sobre motivação

O que é motivação pra você? Se ela tiver a ver com Maslow, tá na hora de repensar


O que é motivação pra você? Se ela tiver a ver com Maslow, tá na hora de repensar

Em algum momento de suas carreiras, a maioria dos líderes têm, tanto consciente quanto inconscientemente, tentado justifica sua abordagem sobre a motivação na hierarquia das necessidades de Maslow.

A ideia de Maslow de que as pessoas são motivadas pela satisfação de nível inferior das necessidades, tais como alimentação, água, abrigo e segurança, antes que possam ser motivadas por necessidades de nível mais elevado, como auto-realização é a teoria de motivação mais conhecida no mundo.

Não há nada de errado em ajudar as pessoas a satisfazerem o que Maslow caracteriza como as necessidades de nível mais baixo.

A melhoria das condições e a segurança no local de trabalho deve ser aplaudida como a coisa certa a fazer.

Mas a verdade é que as pessoas podem experimentar um nível superior de motivação a qualquer hora, e em qualquer lugar.

Apesar da popularidade da hierarquia de Maslow, não há muitos dados recentes que apoiam essa abordagem.

A ciência contemporânea – especificamente as centenas de pesquisas sobre teoria da autodeterminação do dr. Edward Deci – aponta para 3 necessidades psicológicas universais.

Se você realmente quer tirar vantagem dessa nova ciência – em vez de se concentrar em uma pirâmide – você deve se concentrar em: autonomia, relacionamento e competência.

Será que a hierarquia das necessidades de Maslow nos ensina tudo que precisamos saber sobre motivação?

Será que a hierarquia das necessidades de Maslow nos ensina tudo que precisamos saber sobre motivação?

A autonomia

A autonomia é a necessidade das pessoas perceberem que têm escolhas, que o que estão fazendo é por vontade própria, e que são a fonte de suas próprias ações.

Para promover a autonomia:

  • Tenha metas e cronogramas com informações essenciais para assegurar o sucesso das pessoas, em vez de normas de conduta, ou responsáveis que precisem autorizar qualquer movimento.
  • Abstenha-se de incentivar as pessoas através de concursos e jogos. Poucas pessoas têm conseguido mudar por conta da recompensa.
  • Não aplique pressão. O máximo desempenho é o resultado de pessoas que agem porque escolheram agir, e não por que têm que agir.

O relacionamento

Aqui temos a necessidade das pessoas em se sentirem cuidadas e preocupadas pelos outros, se sentirem conectadas, sem preocupações com segundas intenções, e sentirem que estão contribuindo para algo maior que eles mesmos.

Os líderes têm uma grande oportunidade de ajudar as pessoas a encontrar significado em seu trabalho.

Aprofunde o relacionamento com essas ideias:

  • Valide a exploração de sentimentos no local de trabalho. Esteja disposto a pedir às pessoas como elas se sentem sobre um projeto ou objetivo atribuído e ouvir sua resposta. Nem todo comportamento pode ser aceito, mas todo sentimento vale a pena ser explorado.
  • Tire tempo para facilitar o desenvolvimento de valores das pessoas no trabalho – em seguida, ajude-os a alinhar esses valores com seus objetivos. É impossível relacionar o trabalho com os valores se os indivíduos não sabem quais seus valores.
  • Conecte seu trabalho com as pessoas para um propósito nobre.
O sentimento de pertencimento é essencial para a sua satisfação no trabalho.

O sentimento de pertencimento é essencial para a sua satisfação no trabalho.

A competência

A competência é a necessidade das pessoas de sentirem eficazes todos os dias, através de desafios e oportunidades, demonstrando habilidades ao longo do tempo, e uma sensação de crescimento e florescimento.

Os líderes podem reacender o desejo das pessoas para crescer e aprender. Para desenvolver a competência das pessoas:

  • Disponibilize recursos para a aprendizagem. Que mensagem enviar sobre os valores para a aprendizagem e desenvolvimento de competências em que os orçamentos de RH são a primeira vítima dos cortes?
  • Defina metas de aprendizagem – não apenas os resultados orientados a metas de resultado.
  • No final de cada dia, em vez de perguntar: “o que você conseguiu hoje?”, pergunte: “o que você aprendeu hoje? Como você cresce hoje em formas que vão ajudar e os outros amanhã?”.

Ao contrário das necessidades de Maslow, essas 3 necessidades básicas não são hierárquicas ou sequencial. Eles são fundamentais para todos os seres humanos e nossa capacidade de florescer.

A mensagem emocionante para os líderes é que quando as 3 necessidades são atendidas no local de trabalho, as pessoas experimentam a motivação de alta qualidade no dia-a-dia.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Whats Maslow’s Hierchy Won’t Tell You About Motivation”, da Harvard Business Review.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot