X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

Como aprender a não procrastinar

Como aprender a parar de procrastinar

Distrações e falsas necessidades estão controlando nossa vida. Aqui está o que você precisa aprender


Distrações e falsas necessidades estão controlando nossa vida. Aqui está o que você precisa aprender

As pessoas têm dificuldades em deixarem seu sofrimento de lado. De um medo do desconhecido, eles preferem o sofrimento que é familiar. Thich Nhat Hanh.

O fim da procrastinação é a arte de deixar as coisas irem.

Muitos de nós procrastina durante toda a vida. Nós gostamos de deixar as coisas de lado até o limite do prazo, porque sabemos que podemos enrolar até o último momento.

Assim, passamos nossos dias querendo otimizar a nossa rotina sem perceber que nós mesmos é que estamos nos sabotando.

Nós passamos a empurrar as tarefas até o último minuto e esperamos até a última hora para entregar o que precisamos. Até que, por algum motivo nós não entregamos.

Acontece que procrastinar nos faz perder prazos, mais e mais. Nosso trabalho se torna melhor do que o desejável, quando fazemos na última hora.

Lentamente vamos percebendo que a procrastinação não nos faz nenhum favor e vai aumentando nossa dor.

Mas nós já não conseguimos parar. Nós tentamos diversas coisas: sistemas de gestão do tempo, definição de metas e prestação de contas, técnica de Pomodoro e Getting Things Done.

O segredo pra deixar de procrastinar é deixar as coisas passarem.

O segredo pra deixar de procrastinar é deixar as coisas passarem.

Todos são grandes métodos, mas eles não duram para sempre. Nada disso acaba funcionando no longo prazo.

As coisas não funcionam porque não estamos focando a raiz do problema. Precisamos descobrir a habilidade que vai nos salvar da procrastinação: o desapego.

Aprendendo sobre o desapego

O desapego é uma coisa que precisamos treinar. Por exemplo, quem está tentando parar de fumar, precisa deixar ir embora a necessidade de fumar, precisamos deixar o uso do cigarro como muleta para lidar com nossos problemas.

Isso nos mostra que devemos nos desapegar de outras necessidades falsas que podem nos causar problemas: açúcar, fast food, compras, posses, etc.

Não queremos dizer que não podemos fazer essas coisas, mas quando deixamos essas necessidades de lado e nos desapegar que essas coisas são realmente importantes.

Então, aprendemos que as distrações e as falsas necessidades de verificar nosso e-mail a cada minuto e notícias e outras coisas online estão nos causando problemas.

Isso causa nossa procrastinação.

Aqui está o processo que podemos usar para deixar de lado as distrações e falsas necessidades que causam a procrastinação:

  • Preste atenção para a dor que a procrastinação te causa no futuro, em vez do prazer temporário que eles nos dão de imediato.
  • Pense sobre a pessoa que você quer ser, a vida que quer viver. Definimos nossas intenções para fazer o trabalho bem feito e alinhamos o que precisamos fazer.
  • Controle seus impulsos para checar as coisas, para fugir para distrações. Nós queremos fugir do desconforto de algo duro e ir para o conforto de algo familiar e fácil.
  • Perceba que não precisamos de conforto. Podemos estar desconfortáveis que nada de ruim vai acontecer. Na verdade, as melhores coisas acontecem conosco quando estamos desconfortáveis.
Deixe as coisas acontecerem. Se desapegue de tudo que é distração.

Deixe as coisas acontecerem. Se desapegue de tudo que é distração.

Então, respire, concentre-se e deixe as coisas acontecerem. Se despegue de tudo que nos deixa confortável.

E, passo a passo, passamos da pessoa que somos, para a pessoa que queremos ser.

Você só pode perder aquilo que escolheu se prender – Buda.

___

Este artigo foi adaptado do original, “The Art of Letting Go: How I Learned to Stop Procrastinating”, da FastCompany.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot