X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

Vença qualquer discussão

O segredo para fazer seus argumentos vencer

A única maneira de fazer alguém concordar com você é colocá-lo no seu lugar.


Se você quer ganhar uma discussão, pergunte como seu adversário iria realizar a ação discutida se estivesse em seu lugar.

Essa visão vem do psicólogo da Universidade do Colorado, Philip M. Fernbach no artigo: “O extremismo político é baseado na ilusão de entendimento”. A sua teoria é: os extremistas políticos podem se tornar menos extremos quando tentam explicar o quanto sua política favorece o processo de mudanças que procuram, ao invés de listar as razões por estarem certos. Em outras palavras, quando explicam como fariam para implementar sua visão.

Para o experimento, Fernbach pediu a 2 grupos de participantes online para dar as suas opiniões sobre uma variedade de questões políticas controversas e complexas, tais como cuidados com a saúde e o Irã. Os resultados foram surpreendentes.

Alinhadas à hipótese de Fernbach, as pessoas que deram suas razões para estarem certas, se mantiveram tão convencidas de suas ideias como antes. Mas as pessoas que explicaram a mecânica de implementação tiveram suas perspectivas suavizadas.

A moral da história é:

  • Se você quiser ganhar uma discussão, peça ao seu amigo/colega/companheiro/rival para explicar como sua perspectiva pode ser trazida para a realidade.
  • Se você quiser se manter convencido de sua posição, não basta elencar razões porque você está certo no debate – certifique-se de mostrar a forma como irá implementar sua visão.

Mas esse tipo de humildade retórica é mais raro do que você pensa. O co-autor de Freakonomics e psicólogo da Universidade de Chicago, afirma que todas as suas consultorias encontraram um padrão claro: “pessoas de negócios, simplesmente na frente de seus chefes, têm uma habilidade quase ilimitada de se sentarem e procurarem respostas que não conhecem”.

___

Este artigo foi adaptado do original, “The Secret To Winning An Argument Is Ridiculosly Simple”, da Inc.

Enhanced by Zemanta
Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot