X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

Seu cliente espera de você um acordo de cavaleiros

Seu cliente espera de você um acordo de cavaleiros

A melhor maneira de fazer negócios hoje não é amarrando um cliente a um contrato. Mas sim, apresentando a ele um acordo de cavaleiros


A melhor maneira de fazer negócios hoje não é amarrando um cliente a um contrato. Mas sim, apresentando a ele um acordo de cavaleiros

Se você alugar um carro, pegar dinheiro emprestado ou participar de alguma transação complexa, há sempre um contrato para assinar.

Ele é cheio de regras e obrigações. Esse tipo de contrato, muitas vezes, evoluiu para uma batalha: um esforço para conseguir um compromisso e entregar o mínimo possível depois.

Lacunas e letras miúdas estão lá por uma razão, e não é para te fazer feliz. Contratos como esses são sobre o passado.

Um acordo de aperto de mãos, por outro lado, é sobre o futuro. Ambos os lados podem reivindicar lacunas ou esquivar-se de um compromisso, mas a consequência é clara: se você nos decepciona, não vamos voltar.

Quem faz um aperto de mãos está investindo no futuro, fazendo mais agora, em troca dos benefícios que a confiança e o prazer trazem daqui em diante.

Você pode escrever um acordo de aperto de mãos, com os tópicos chave de tudo que foi acordado em um e-mail. Afinal, e-mail também é documento.

Se o objetivo é encantar e exceder as expectativas, quanto mais claro formos sobre a expectativa, mais provável que possamos superá-las.

O único papel que um contrato pode ter hoje é isso: alinhar expectativas para que a sua empresa possa superá-las. Mas, um documento, um aperto de mãos, e um acordo de cavaleiros, também supre esse papel.

Afinal, quanto mais cordial e cavaleiro a sua empresa for em cumprir a sua parte do combinado, e trabalhar para exceder as expectativas do seu novo cliente, mais ele estará inclinado a indica-lo para novas oportunidades.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Handshakes and contracts, the future and the past”, do blog do Seth Godin.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot