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Empreendedorismo

Os pecados dos empreendedores de primeira viagem

Os pecados dos empreendedores de primeira viagem

Os empreendedores novatos cometem pequenos deslizes que podem colocar tudo a perder. Veja como fugir desses erros


Os empreendedores novatos cometem pequenos deslizes que podem colocar tudo a perder. Veja como fugir desses erros

A maioria dos empreendedores estão familiarizados com o percentual ridiculamente alto de pequenas empresas que fecham nos primeiros 2 anos de operação.

Os donos das empresas que sobreviveram às chances irão dizer que não alcançaram o sucesso apenas por conta da sua paixão.

O sucesso requer muito trabalho e, na maioria das situações, isso não acontece do dia para a noite.

Por isso, aqui estão os erros mais comuns que os empreendedores de primeira viagem fazem consistentemente.

#1. Não leva em conta as reservas em caixa suficiente para se sustentar

Uma das razões porque as pequenas empresas falham dentro dos primeiros 2 anos não é porque o modelo de negócio não é viável, ou porque o empreendedor não é bom o suficiente para fazer o negócio funcionar.

A maioria dos empreendedores simplesmente ficam sem dinheiro para suportar o negócio até que ele seja rentável o suficiente para se auto sustentar.

Dica

Crie proativamente um fundo especial destinado a apoiar-se durante a fase de arranque do seu negócio.

Esteja consciente de que você criou esse fundo para apoiar você e a sua empresa por 2 anos para aliviar a pressão até que a sua empresa possa se auto sustentar e você suportar os seus custos.

#2. Usar suposições excessivamente otimistas durante o planejamento

Existem muitos empreendedores novatos caindo nessa armadilha. Eles têm uma grande ideia e convenceram seus amigos e familiares que faz sentido.

Aí eles partem para a briga apenas para perceber que haviam alguns detalhes tão pequenos que eles falharam ao considerar, ou algumas áreas onde seus pressupostos eram excessivamente otimista que simplesmente tornam o negócio insustentável.

Seja honesto com você mesmo. Você está subestimando tempo necessário para conquistar o primeiro cliente? Você está superestimando a demanda para o produto? Você está assumindo o risco zero, não contemplando o que pode dar errado?

Dica

Encontre 3 a 5 pessoas completamente objetivas (e não amigos ou familiares) e, especificamente peça a eles para bancar o advogado do diabo para ajudar a identificar a vulnerabilidade do seu negócio e, em seguida, tome medidas para mitiga-los.

Muitos empreendedores são excessivamente otimistas ao planejar seus negócios e isso pode ser um problema.

Muitos empreendedores são excessivamente otimistas ao planejar seus negócios e isso pode ser um problema.

#3. Não avaliar corretamente seu modelo de negócios

Nem todo mundo incorpora um modelo de negócio em seu planejamento. É tão fácil se ensaboar em torno do conceito do seu negócio, mas avaliar objetivamente o seu modelo de negócios é outra coisa.

A simples verdade é que ter uma grande ideia é apenas o começo – e isso nem sempre se traduz em um modelo rentável.

Dica

Considere recorrer a um centro de desenvolvimento de pequenas empresas para avaliar o modelo de negócios e oferecer aconselhamento especializado.

Sua perspectiva pode identificar uma estrutura mais viável que faz mais sentido para os negócios que você já estabeleceu.

#4. Tentar fazer tudo sozinho para economizar dinheiro

Se você tentar fazer tudo sozinho, você não apenas vai dar com os burros n’água, como a sua empresa vai acabar sofrendo, porque você não terá os conhecimentos suficientes em cada área.

Tempo é dinheiro. Pense sobre onde você deve pessoalmente investir suas energias.

Caso você não seja desenvolvedor, refine o seu conteúdo de produtos e serviços, cultivando relacionamentos com clientes-chave e partes interessadas, desenvolvendo credibilidade de seu setor.

Ninguém pode fazer isso por você.

Dito isso, as outras pessoas podem desenvolver o seu site, lidar com suas relações públicas, desenvolver modelos para seus boletins de notícias, executar funções administrativas e etc.

Dica

A chave é identificar o que terceirizar e o que manter.

Uma boa regra de ouro é que se essas coisas não fazem parte da sua competência central, você tem pouca experiência na área, é demorado e há muitos fornecedores que podem oferecer o serviço a um custo razoável, considere a terceirização.

#5. Não estar disposto a trabalhar como um cão nos primeiros dias

Muitos empreendedores lançam suas empresas e ficam chocados enquanto trabalham menos de 20 horas por semana e não atingem os resultados esperados.

Eles parecem ter uma visão fascinante do empreendedorismo, onde eles têm que começar no topo e pular o trabalho duro. A verdade é simples: se você quiser construir algo, você tem que se esforçar e fazer logo.

Isso pode significar trabalhar muito enquanto você estiver começando. Por trabalhar muito, entenda trabalhar noites e finais de semana, consecutivos.

Dica

Antes de saltar para o mundo do empreendedorismo, avalie o seu estilo de vida e perceba que você vai perder o seu tempo livre.

Esqueça o glamour. Os primeiros passos como empreendedor são apenas trabalho.

Esqueça o glamour. Os primeiros passos como empreendedor são apenas trabalho.

#6. Os preços de seus produtos são muito baixos, ou muito altos

Muitas vezes, por começar pequeno e querer ganhar mercado, os preços das empresas são baixos demais para serem levados a sério.

Assim, as pessoas pedem uma proposta para a sua empresa e, não acreditam que a sua empresa pode entregar o que está prometendo pelo preço proposto.

Na outra extremidade, você também não pode começar cobrando muito alto. Não adianta colocar seu preço no alto e querer ser visto como uma empresa relevante no mercado da noite pro dia.

Dica

Faça uma pesquisa para ver quanto as pessoas estão cobrando. É muito mais inteligente oferecer preços competitivos inicialmente, provar o seu valor e, em seguida, aumentar os preços ao longo do tempo.

Em muitos casos, pergunte aos clientes qual é o seu orçamento. Isso não apenas irá lhe dar uma ideia de quanto cobrar, mas pode minimizar o risco de subavaliação ou dos preços de seus produtos e serviços.

Você pode considerar a possibilidade de diferentes opções de preços para aumentar a probabilidade de estar oferecendo algo na faixa de preço que seu cliente pode pagar.

#7. Não ter uma estratégia de crescimento

Todos nós sabemos de algum restaurante que era maravilhoso na sua inauguração, mas após a sua expansão e crescimento, o serviço decaiu. Então ele desenvolveu uma reputação ruim e acabou fechando.

Enquanto a maioria das pequenas empresas tem por objetivo ganhar o máximo de negócios possível, isso não é necessariamente verdade.

Às vezes você pode atrair muito negócio e, em seguida, ter um desafio enorme que ameaça a saúde e viabilidade de seu negócio no longo prazo.

Dica

Pense em como você quer crescer e desenvolver uma estratégia de crescimento de alto nível desde cedo – mesmo que ela mude com o tempo.

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Este artigo foi adaptado do original, “7 Sins of Newbie Entrepreneurs”, da Entrepreneur.

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