X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

O que fazer nos 10 primeiros minutos de seu dia?

Oquefazernosprimeirosminutosdeseudia?

Você sabia que a maneira que você começa seu dia, impacta na sua produtividade? Veja a melhor maneira de começar o seu dia


Você sabia que a maneira que você começa seu dia, impacta na sua produtividade? Veja a melhor maneira de começar o seu dia

Se você estiver trabalhando na cozinha de Anthony Bourdain, o chef lendário de Brasserie Les Halles, autor best-seller, e personalidade famosa da televisão, você não ousaria nem ferver água quente sem assistir a um ritual que é essencial para quaisquer chefes respeitados: mise-en-place.

O “meez”, como os profissionais chamam, se traduz em “tudo em seu lugar”. Na prática, trata-se de estudar uma receita, pensar no que você vai precisar usar, e montar os ingredientes na proporção certa antes de começar.

É a fase de planejamento de cada momento da refeição em que os chefs avaliam a totalidade do que eles estão tentando alcançar e criam um plano de ação antes de partir para a ação.

Para um chef experiente, mise-en-place representa mais do que uma prática singular ou uma técnica de economia de tempo. É um estado de espírito.

Mise-en-place é a religião de todos os bons cozinheiros, Bourdain escreveu em seu best-seller Kitchen Confidential.

Como um cozinheiro, sua estação e sua condição, seu estado de prontidão, é uma extensão de seu sistema nervoso. O universo está em ordem quando a estação é definida.

Chefs como Anthony Bourdain apreciam muito quando se trata de culinária excepcional, que o ingrediente mais importante de qualquer prato é o planejamento.

É o “meez” que força Bourdain a pensar no futuro, que o salva de ter que procurar distraidamente por itens, e que lhe permite canalizar toda a sua atenção para o prato à sua frente.

Mise-en-place: a maneira com que os chefs começam a sua rotina: organizando o local de trabalho.

Mise-en-place: a maneira com que os chefs começam a sua rotina: organizando o local de trabalho.

A maioria de nós não trabalha em cozinhas. Nós não interagimos com os ingredientes que precisam ser coletados, preparados ou medidos.

E ainda assim podemos dar valor à aplicação de uma abordagem semelhante e separarmos, deliberadamente um tempo para planejar antes de começar.

Qual é a primeira coisa que você faz quando você chega em sua mesa? Para muitos de nós, verificar e-mail ou ouvir o correio de voz é algo praticamente automático.

Em muitos aspectos, essas estão entre as piores maneiras de começar um dia. Ambas as atividades capturam o nosso foco e nos coloca em um modo reativo, onde as prioridades de outras pessoas estão nos centros das atenções.

Eles são o equivalente a entrar em uma cozinha e procurar algo para limpar ou um pote para esfregar.

Uma abordagem melhor é começar o dia com uma breve sessão de planejamento.

Bourdain prevê a perfeita execução antes de iniciar o seu prato. Aqui está a consequência para o profissional de negócios empreendedor.

Pergunte a si mesmo, no momento em que você se senta em sua mesa: o dia é longo e eu estou saindo do escritório com um tremendo senso de realização. O que eu tenho feito?

Esse exercício geralmente é eficaz em ajudar as pessoas a distinguir entre tarefas que simplesmente dão sensação de urgência daquelas que são verdadeiramente importantes. Use-o para determinar as atividades que você deseja focar sua energia.

Em seguida, e isso é importante, crie um plano de ataque por quebrar tarefas complexas em ações específicas.

O guru da produtividade David Allen recomenda iniciar cada item na sua lista com um verbo, que é útil porque faz suas intenções ficarem concretas.

Faça uma pausa antes de começar o dia e planeje suas tarefas.

Faça uma pausa antes de começar o dia e planeje suas tarefas.

Por exemplo, em vez de listar “apresentação de segunda-feira,” identifique cada item de ação que a criação da apresentação de segunda-feira vai envolver.

Você pode acabar com: coletar dados de vendas, projetos de slides, e incorporar imagens na apresentação.

Estudos mostram que quando se trata de metas, quanto mais específico você for sobre o que você está tentando alcançar, melhores serão suas chances de sucesso.

Ter cada passo traçado com antecedência também irá minimizar o pensamento complexo no final do dia e fazer o adiamento ser menos provável.

Finalmente, priorize sua lista. Quando possível, comece o dia com tarefas que exigem o máximo de energia mental.

Os estudos indicam que temos menos força de vontade ao longo do dia, e é por isso que é melhor para resolver itens difíceis – especialmente aqueles que exigem foco e agilidade mental – logo no início do dia.

Todo o exercício pode levar menos de 10 minutos. No entanto, é uma prática que produz dividendos significativos ao longo do dia.

Ao iniciar cada manhã com uma sessão de mini-planejamento, você antecipa decisões importantes para o momento em que a mente está fresca.

Você também vai perceber que ter uma to-do-list concreta (em vez de uma ampla lista de objetivos) é especialmente valiosa no final do dia, quando a fadiga e o pensamento complexo é mais difícil de alcançar.

Agora, não é algo muito grande parar e pensar em cada passo. Em vez disso, como um chef, você pode dedicar toda a sua atenção para a execução.

___

Este artigo foi adaptado do original, “How to  Spend the First 10 Minutes of Your Day”, da Harvard Business Review.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot