X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Livros

Qual o perfil mínimo de um empreendedor?

Qual o perfil mínimo de um empreendedor?

Editora LeYa lança livro em que autores brasileiros desmistificam a chamada “cultura startup” focando nas características mínimas do empreendedor nesta nova era


Editora LeYa lança livro em que autores brasileiros desmistificam a chamada “cultura startup” focando nas características mínimas do empreendedor nesta nova era

Atualmente o Brasil possui 7,4 milhões de micro e pequenas empresas. Apesar do número grandioso, a alta competitividade do mercado dificulta o caminho do novo empreendedor ao sucesso.

De acordo com pesquisas já realizadas pelo Sebrae, até 80% das novas empresas brasileiras não sobrevivem a seu primeiro ano de vida – o mesmo se aplica aos mercado americano, berço das startups.

Em O empreendedor viável – uma mentoria para empresas na era da cultura startup, lançamento da editora LeYa, André Telles e Carlos Matos incitam o empreendedor a concentrar seus esforços não apenas em ideias ou produtos, mas principalmente em atitudes que o tornem viável, tanto para possíveis investidores quanto para os mercados aos quais pretendem atender.

Contextualizar o produto a ser desenvolvido por uma empresa nascente é sem dúvida um aspecto importante do modelo de negócio. Mas no tocante à “venda” do aplicativo ou plataforma que o empreendedor, de forma tão dedicada, está demonstrando durante uma reunião com investidores não é o suficiente.

Os investidores também estão comprando o empreendedor; seu poder de oratória, de persuasão, de paixão pelo negócio e seu potencial futuro de dedicação. Além de tudo o mais, o profissional será analisado por suas características empreendedoras.

Para criar o conceito de Empreendedor Mínimo Viável – MVE na sigla em inglês – Telles e Matos foram buscar referência e inspiração nas clássicas teorias da administração, adaptando-as aos novos tempos.

Mais do que uma nova cartilha de passos numerados que levem ao sucesso, o livro traz uma visão diferenciada do modelo de desenvolvimento empresarial da nova onda do empreendedorismo, desmistificando a chamada “cultura startup“.

Editora LeYa lança livro em que autores brasileiros desmistificam a chamada "cultura startup" focando nas características mínimas do empreendedor nesta nova era

Editora LeYa lança livro em que autores brasileiros desmistificam a chamada “cultura startup” focando nas características mínimas do empreendedor nesta nova era

O MVE é o perfil mínimo para conduzir, gerenciar e viabilizar um negócio. Observando o mercado, criamos um conjunto de características necessárias para que o empreendedor passe pelo crivo dos investidores.

Ao defender que o foco não deve ser o produto e sim o fundador, criamos uma nova variável dentro da equação que leva ao sucesso de uma empresa.

O livro mostra casos de sucesso e fracasso na indústria ‘pontocom’, assim como as razões que levaram ao desfecho de cada uma dessas histórias, oferecendo novas ferramentas e respondendo perguntas que surgem ao longo da jornada.  Com conselhos que vão desde a importância de escolher o mentor certo até o passo a passo para montar um bom plano de negócios, Matos e Telles apontam como o empreendedor deve construir as bases para se tornar um bom investimento.

Segundo os autores, essas são as seis dicas valiosas para se tornar um empreendedor viável:

  • Ouça o mercado – ofereça propostas de remuneração do investimento claras e melhores que outras opções de aplicações;
  • Vista a camisa – não crie um negócio com o objetivo de se desfazer dele;
  • Tenha uma equipe diversificada – as características dos membros fundadores devem cobrir o maior número possível de áreas, sem que haja excessiva repetição de perfis;
  • Mentores – mantenha por perto mentores que possam complementar as áreas sensíveis e pontos fracos do seu modelo;
  • Entenda o básico de administração – aspectos jurídicos e contáveis são indispensáveis e os investidores precisam ter a segurança de que você saberá como tocar um negócio quando chegar a hora;
  • Não seja inocente – faça com que sua ideia tenha consistência do ponto de vista do faturamento e do lucro. Um produto que atenda a uma necessidade é bom, mas um produto que atenda a uma necessidade gerando lucros é infinitamente melhor.

Sobre os autores:

André Telles é publicitário. Especialista no tema inovação em marketing e empreendedorismo. O Empreendedor Viável é seu quarto livro. Foi o primeiro brasileiro a publicar um livro sobre social media marketing, no ano de 2005. Em 2008, escreveu sua segunda obra, intitulada Geração digital, publicada pela Landscape. Seu terceiro livro, A revolução das mídias sociais, foi lançado em 2010 pela M. Books. Recebeu o prêmio da Assespro, maior associação de TI do Brasil, como o profissional que mais contribuiu para a disseminação das mídias sociais no país nos últimos cinco anos. Ministrou mais de 100 palestras e cursos no Brasil e no exterior. Colunista do portal de tecnologia IDG NOW, do UOL. Cofundador da agência Mentes Digitais. Atualmente é Diretor Executivo da Agência de Inovação e Negócios 4 one.

Carlos Matos é jornalista e esteve na liderança da edição e da administração de empresas jornalísticas no Brasil e no exterior. Com foco em economia e negócios, escreveu e editou publicações importantes no segmento, como o Diário do Comércio e Indústria (DCI), o portal da revista HSM Management, entre outros, além de liderar a sucursal latino-americana da agência inglesa Steel Business Briefing, adquirida em 2011 pela americana Platts. Realizou cursos para executivos nas áreas de comunicação, empreendedorismo e gestão em Londres e na Universidade de Cranfield, e uma série de cursos nas áreas de design e programação no Brasil. Atualmente é responsável pelo blog Startupeando e pelo projeto de conteúdo do Fórum de Líderes Empresariais, da antiga Gazeta Mercantil.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot