X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Finanças para Empreendedores

Gestão financeira como ferramenta de resultados

Seja um fã, mas não seja histérico.

Dos desafios enfrentados pelo empreendedor brasileiro a gestão financeira é certamente o mais complexo.


Dos desafios enfrentados pelo empreendedor brasileiro a gestão financeira é certamente o mais complexo.

Uma gestão financeira otimizada e eficiente é fundamental não só para a sobrevivência do negócio durante sua fase inicial como também para viabilizar a economia de dinheiro durante todo o ciclo de vida da empresa.

A gestão financeira nada mais é do que um conjunto de ações voltadas para o planejamento, registro, monitoramento, controle e análise das atividades financeiras do negócio. A gestão financeira permite ver os recursos financeiros entrantes, como esses recursos são utilizados ou investidos e o retorno sobre esses investimentos. Essa visibilidade é crítica para a tomada de decisões que viabilizem o crescimento da empresa ou, se for o caso, reduzam o impacto de possíveis perdas.

O acompanhamento geral do desempenho financeiro do negócio se dá através de indicadores financeiros.

Esses indicadores combinam resultados financeiros e que servem como parâmetro para determinar a saúde financeira da empresa. Indicadores podem ser usados por empresas de todos os tamanhos.

Para calcular os indicadores que apresentamos hoje, você vai precisar dos resultados abaixo sobre o seu negócio:

  • Lucro Líquido
  • Receita Total
  • Resultado Líquido
  • Total do Ativo (Total de dinheiro em caixa, contas a receber, total em estoques)
  • Total do Passivo
  • Valor das Vendas
  • Custos Variáveis
  • Custo Fixo
  • Despesas Variáveis

No QuickBooks ZeroPaper você pode obter esses dados em Relatórios > Demonstrativo (DRE).

Tudo pronto? Vamos lá!

1. Lucratividade do negócio

Este indicador mostra qual o ganho real da empresa em relação ao volume de suas vendas ou de serviços prestados. A lucratividade sobre as vendas é calculada da seguinte forma:

Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100

Por exemplo, dizer que sua empresa tem 6,5% de lucratividade significa que, para cada R$100,00 em mercadorias ou serviços vendidos em um determinado período de tempo (semana, mês, trimestre, etc.), a empresa tem um lucro de R$6,50.

2. Rentabilidade dos negócios

Ao investir em um negócio, o empreendedor espera ter retorno sobre esse investimento (e quanto mais cedo, melhor). Este indicador mostra o poder de ganho do empresário sobre o capital investido no negócio. Sua fórmula é bastante simples:

Rentabilidade = Resultado Líquido / Total do Ativo

3. Poder de pagamento da empresa

Este indicador refere-se à liquidez da empresa, ou seja, à sua capacidade de honrar os seus compromissos financeiros com terceiros sem atrasos. A liquidez da empresa pode ser calculada assim:

Liquidez = (Total do Ativo) /Total do Passivo

4. Nível de endividamento da empresa

Este indicador mostra a dependência da empresa de recursos tomados de terceiros, em geral, de bancos ou investidores pessoais. Quanto mais dependente desses recursos, mais juros são pagos pela empresa o que, no médio ou longo prazo pode comprometer sua saúde financeira.

O cálculo do nível de endividamento é bastante simples:

Nível de Endividamento = Total do Passivo / Total do Ativo

5. Margem de Contribuição

Trata-se da diferença entre o lucro bruto e as despesas variáveis ou seja, quanto se ganhou com a venda de um produto ou serviço menos quanto se gastou para efetuar essa venda. O negócio gera lucro quando a margem de contribuição é superior ao total das despesas fixas mais financeiras.

O cálculo da margem de contribuição é este:

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

6. Ponto de Equilíbrio

Este indicador determina quanto a empresa deve vender em produtos ou serviços para que suas receitas se igualem aos seus custos, eliminando a possibilidade de prejuízo. O ponto de equilíbrio é calculado assim:

Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / (Receita – Custo Variável)) x 100

Após todos os cálculos, como está a saúde financeira do seu negócio?

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot