X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Cochile mais
Destaques

Cochile mais

Precisamos dormir bem. Se não der, devemos cochilar durante o dia, diz especialista.


Como um médico do sono, muitas vezes me perguntam sobre os prós e contras de uma soneca. Em nossa sociedade carente de sono estamos frequentemente discutindo os efeitos prejudiciais de se dormir pouco.

Cochilar durante o dia pode nos ajudar? Felizmente, a natureza é gentil e nos permite responder a esta pergunta.

A quantidade de sono que precisamos como indivíduos é determinada geneticamente. Os seres humanos são um dos poucos animais que geralmente dormem uma única vez por dia, no entanto, essa “dose” pode ser tomada em momentos diferentes e em várias sessões. Na verdade, a tendência para dormir direto através da noite pode ser tanto cultural quanto biológica. Na era pré-industrial, o sono à noite era feito em dois períodos, um do anoitecer até às 2-3h da manhã, e depois de uma ou duas horas de vigília, outro sono até o amanhecer, as chamadas “dormidas duplas”.

Atualmente, mesmo que a maioria de nós separe toda a noite para dormir, muita gente tem dificuldade em dormir e essa privação do sono resulta em uma série de problemas físicos e mentais.

Levando em conta esta dificuldade, um cochilo pode ser verdadeiramente terapêutico. Do lado físico, há a evidência de um estudo de 2002 realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, onde 23.000 adultos gregos foram estudados e aqueles que tiravam regularmente uma siesta tinham mais de 30% menos probabilidade de morrer de uma doença cardíaca. Em outro estudo feito pela NASA, o estado de alerta aumentou depois de um cochilo de 40 minutos, e até mesmo uma soneca de 20 minutos mostrou-se mais eficaz do que uma boa dose de cafeína.

Todos os dias, mais e mais profissionais estão adotando o cochilo. Ela é agora uma parte regular da rotina de pilotos de longa distância. Também é recomendado no manual do motorista do Reino Unido como um antídoto para a sonolência ao se dirigir.  A melhoria na aprendizagem também pode ser um subproduto, uma vez que a memória é consolidada no sono não-REM.

Cochilar pode aumentar o estado de alerta, reduzir a condução sonolenta, e talvez até mesmo melhorar a consciência moral.

Por outro lado, quando depriva-se de sono, nosso julgamento pode ser prejudicado. Dados do Google Trends por seis anos destacou uma diminuição nacional em pesquisas na web para temas morais (mas não em outros) na segunda-feira após a mudança do horário de verão, ou seja, depois de se ter uma hora a menos de sono, sugerindo que a falta de sono leva a uma baixa consciência moral.

Há algum momento ideal para tirar um cochilo?

Então cochilar pode aumentar nosso estado de alerta, reduzir a condução sonolenta, e talvez até mesmo melhorar a consciência moral, mas há algum momento ideal para se tirar uma soneca? O impulso interno para o sono, a pressão circadiana, é mais alto das 4-5h da manhã e das 3-5h da tarde (quando os acidentes de estrada atingem seu pico). Então, se optarmos por dormir menos à noite, um cochilo no meio da tarde é muitas vezes uma boa maneira de fazer a diferença.

Um experimento da natureza que ilustra isso é talvez a siesta. Em climas mais quentes, é útil permanecer acordado durante a noite que é mais fria e ficar fora do sol na parte da tarde enquanto se cochila.

O tipo de sono que temos num cochilo pode ser diferente do sono que temos a noite, quando temos mais períodos REM. As razões para isso é que o primeiro terço do nosso período de sono é geralmente o sono não-REM restaurador e o último terço é mais provável que seja predominantemente o sono REM. Uma noite de sono mais curta pode, portanto, incluir mais sono não-REM como seria num cochilo.

Qual o tempo de duração ideal de um cochilo?

Uma siesta curta (menos de 30 minutos) durante o dia provavelmente será revigorante, enquanto dormir mais durante o dia leva a um sono mais profundo, mas resulta em algo chamado inércia do sono ou embriaguez do sono ao acordar. A Fundação Nacional do Sono recomenda uma soneca de 20-30 minutos “para um melhor desempenho sem deixar você sentindo-se tonto ou interferir no sono noturno”.

A história está cheia de cochiladores famosos incluindo Leonardo Da Vinci, Winston Churchill, John Kennedy, Napoleão Bonaparte, Ronald Reagan, Lyndon Johnson, Thomas Edison, e Yogi Berra, que uma vez disse: “Eu normalmente tiro um cochilo de duas horas, da 1 às 4 da tarde”. Ele não era muito bom em matemática mas com certeza foi ótimo no baseball.

Infelizmente, cochilar no trabalho ainda pode ser sinônimo de preguiça mas em nossa sociedade 24/7 talvez isso seja mais importante do que nunca.

__

Artigo de Adrian Williams no blog da Headspace. Ele é o primeiro professor de Medicina do Sono do Reino Unido com uma vida de trabalho no assunto.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot