X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Barco leva cultura às comunidades do Baixo São Francisco


Maceió – Um barco, dois artistas contemporâneos, muita vontade de levar arte e cultura para diversas regiões do Nordeste e crianças ávidas por conhecimento e aprendizado. É com esse espírito que funciona O Museu Balanço das Águas Galeria Karandash, um barco que visita as comunidades ribeirinhas do Baixo São Francisco levando cultura e desenvolvimento para a região.

O museu foi criado em 2008, por iniciativa do casal de artistas plásticos Maria Amélia Vieira e Dalton Costa, que transformaram um barco de passageiros do Rio de São Francisco em museu para exposição de obras de artistas da região.

Junto com o museu, veio o projeto Cinema no Balanço das Águas, uma oportunidade para que a população dos povoados de Ilha de Ferro e Entremontes assista a filmes e documentários sobre a cultura local. Os jovens do projeto também mexem com equipamentos de fotografia e filmagem.

O museu passou seis dias navegando na região e promovendo oficinas de vídeo e fotografia para 200 moradores das duas comunidades. Posteriormente, o projeto ampliou ainda mais esse público para cerca de duas mil pessoas, ao exibir nas instalações do barco-museu os trabalhos realizados por seus participantes.

Para Marina Gatto, analista de Atendimento Coletivo Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae em Alagoas, o projeto é uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a arte e a cultura locais entre turistas e moradores.

“É essencial trazer uma maior valorização da cultura regional e estimular a criação artística dos moradores e empresários da região, estimulando a formação de novos profissionais para trabalhar como guias turísticos e até cineastas, além de outras atividades ligadas ao turismo. Essas pessoas compõem o público do Arranjo Produtivo Local Caminhos do São Francisco”, destacou Marina.

A ideia é realizar, em dezembro deste ano, uma nova expedição do museu. Desta vez, o Cinema no Balanço das Águas terá como proposta o aprimoramento das habilidades moldadas no projeto com as oficinas de fotografia, vídeo e cinema, ampliando o aprendizado sobre direção cinematográfica, criação de roteiros, cenários e edição de filmes.

A novidade da próxima edição são as oficinas de produção e edição de cinema de animação para o público infanto-juvenil, além da criação de espaços temporários para exibição de filmes para os habitantes das comunidades envolvidas e seus entornos.

Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot