Jornal do Empreendedor

Tornar-se um grande líder não acontece de um dia para outro.Se você quer ser um líder mais eficaz, é preciso trabalhar para isso. Confira a coleção de dez artigos clássicos da Harvard Business Review que irá ajudá-lo a fazer exatamente isso. Aqui no Jornal do Empreendedor.

Anote as dicas dos melhores especialistas do ramo.

Você é um grande ou apenas um bom líder?

Tornar-se um grande líder não acontece de um dia para outro.Se você quer ser um líder que funciona, é preciso trabalhar para isso.

Confira a coleção de dez artigos clássicos da Harvard Business Review que irá ajudá-lo a fazer exatamente isso com links atualizados para matérias grátis.

Esta coleção especial traz uma visão aguda de especialistas renomados internacionais de grandes líderes. Você irá aprender as técnicas de alto desempenho para transformar a sua liderança e uma adição valiosa para seu kit de ferramentas de gestão.

Você irá aprender nestes artigos incríveis sobre liderança:

  1. Inspirar a sua equipe a segui-lo através da captura dos seus corações e mentes.
  2. Encontrar significado e refinar suas habilidades para situações desafiadoras.
  3. Fazer as perguntas difíceis e alavancar a inteligência de sua equipe.
  4. Transformar-se de um bom gerente em um líder extraordinário.
  5. Dominar as cinco habilidades essenciais que irão maximizar seu próprio desempenho e da sua equipe.

Aqui vai a lista de 10 artigos incríveis sobre liderança. Aproveite:

1. What Makes a Leader? by  Daniel Goleman

(O que faz um líder)

Quando pedem para definir o líder ideal, as características como resistência, inteligência, determinação e visão das qualidades tradicionalmente são associadas com a liderança. Muitas vezes as qualidades mais pessoais são deixadas de lado que também são essenciais. Apesar de um certo grau de capacidade analítica e técnica é um requisito mínimo para o sucesso. Os estudos indicam que a inteligência emocional pode ser o atributo chave que distingue o desempenho diferenciado daqueles que são meramente adequados.

2. What Leaders Really Do by John P. Kotter

(O que os líderes realmente fazem)

A maioria das empresas dos EUA são hoje “overmanaged e underled”. Eles precisam desenvolver a sua capacidade para exercer a liderança.

As empresas bem sucedidas não esperam os líderes. Elas procuram ativamente as pessoas com potencial de liderança e com essas experiências de carreira desenvolver esse potencial.

3. The Work of Leadership by Ronald A. Heifetz and Donald K. Lauriesperam

(O Trabalho da Liderança)

Mais e mais empresas estão enfrentando desafios adaptativos: Alterações nas sociedades, mercados e tecnologia ao redor do mundo forçam as empresas a esclarecer os seus valores, desenvolver novas estratégias e aprender novas maneiras de operar. A tarefa mais importante para os líderes em tais desafios é mobilizar as pessoas em suas organizações para fazer o trabalho de adaptação. Este artigo da HBR oferece seis princípios para o trabalho de adaptação de liderança.

4. Why Should Anyone Be Led by You? by Rob Goffee and Gareth Jones

(Por que alguém deveria ser liderado por você?)

Todos nós sabemos que os líderes precisam de visão e energia, mas depois de uma exaustiva revisão das teorias mais influentes sobre a liderança, como workshops com líderes e aspirantes líderes, os autores aprenderam que os grandes líderes também compartilham quatro qualidades inesperadas.

5. Crucibles of Leadership by Warren G.Bennis and Robert J. Thomas

(Crucibles são experiências transformadoras que forçam os líderes aspirantes a examinar quem são, o que importa para eles e o que eles podem aprender com o sucesso e o fracasso.)

O que faz um grande líder? Por que algumas pessoas parecem saber instintivamente como inspirar os funcionários, trazendo a sua confiança, lealdade e dedicação?

Nenhuma fórmula simples pode explicar como tornar-se em  grandes líderes, mas Bennis e Thomas acreditam que tem algo a ver com a forma como as pessoas lidam com a adversidade. Pesquisa dos autores sugerem que um dos indicadores mais fiáveis e os preditores da verdadeira liderança é a capacidade de aprender com as experiências mais negativas.

6. What makes a effective executive by Peter Drucker (O que torna um executivo eficaz)

Um executivo eficaz não precisa ser um líder no sentido típico da palavra. Peter Drucker, autor de mais de duas dezenas de artigos da HBR, diz que alguns dos melhores CEOs tem trabalhado com mais de 65 anos de carreira de consultor não sendo líderes estereotipados.

7. Level 5 Leadership: The Triumph of Humility and Fierce Resolve by Jim Collins

(Nível 5 Liderança: O Trunfo da Humildade e resoluções ferozes – algo que não pode ser derrotado)

O ingrediente essencial para a grandeza de uma empresa é ter um líder “nível 5″, um executivo cuja extrema humildade pessoal combina paradoxalmente com a vontade profissional intensa. Neste artigo, Collins pinta um retrato convincente e intuitivo das habilidades e traços da personalidade necessária para uma liderança eficaz.

8. Seven Transformations of Leadership by David Rooke and William R. Torbert

(7 Tranformações de Liderança)

Relativamente poucos líderes tentam entender sua “ação lógica”. O líder é desafiado quando interpreta o seu ambiente e reage ao poder da sua segurança. E menos ainda têm explorado a possibilidade de mudá-lo. Os líderes que comprometem a esta viagem de entendimento e desenvolvimento pessoal pode transformar não só as suas próprias capacidades, mas também as suas empresas.

9. Discovering Your Authentic Leadership by William W. George, Peter Sims, Andrew N. McLean, David Mayer, and Diana Mayer 

(Descobrindo a sua Liderança Autêntica)

Os autores entrevistaram 125 líderes empresariais de diferentes origens raciais, religiosas, nacionais e socio-econômicas para entender como os líderes se tornam, e permanecem autênticos. Essas entrevistas mostraram que você não tem que nascer com características especiais e também não tem que estar no topo da sua organização. Qualquer um pode aprender a ser um autêntico líder. A viagem começa com a compreensão sua história de vida.

10. In Praise of the Incomplete Leader by Deborah Ancona, Thomas W. Malone, Wanda J. Orlikowski, and Peter M. Senge

(Elogio ao Líder Incompleto)

Até aqueles  que estão no topo precisam entender as suas fraquezas. Os líderes podem preencher as lacunas do seu conhecimento com as habilidades dos outros apenas abraçando as suas fraquezas. O líder incompleto tem a confiança e humildade para reconhecer talentos e perspectivas únicas em toda a organização e com essas qualidades brilhar.

via Harvard Business Review


Comentários

Mais curtidos