X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Colaborativo

Inovando e empreendendo com sucesso


Quais são os atributos necessários para empreender e inovar com sucesso

Todos os anos percebemos que o mercado se modifica. Ora pela chegada de um novo produto ao mercado, ora pela inovação da tecnologia e novas necessidades.

E muitas vezes nos perguntamos, qual será o perfil do profissional do futuro capaz de acompanhar as mudanças pelos quais o mundo passa?

Ser inovador e arrojado faz parte do perfil do empreendedor do momento. Entretanto ser apenas isso não basta, uma vez que todos os anos as universidades preparam uma quantidade imensurável de profissionais capazes de acompanhar por um momento determinados desafios.

Muitos desses profissionais acabam se perdendo no meio do caminho diante das dificuldades e das inúmeras exigências tanto de novos clientes, quanto do despreparo emocional para suportar as cobranças, as crises de criatividade, as necessidades em conciliar vida pessoal e profissional, sem contar o desafio de não cair na rotina.

Estar aberto continuamente a se reinventar acaba se tornando fundamental em um momento de tamanha competitividade.

É preciso saber identificar diferentes soluções para inúmeras necessidades embora não se possa garantir que sempre as soluções darão certo ou que se adaptará facilmente ao ponto de vista do cliente, mas há de se tentar com otimismo e esforço.

É preciso estar disposto a correr riscos para enfrentar os períodos sazonais de produtividade, escassez de mão de obra qualificada e manter a capacidade de olhar para o futuro de um modo que nunca ninguém viu sem desanimar.

É preciso pensar em soluções práticas para inovar na arte de encantar o cliente.

Apresentar meios e maneiras de atender as suas carências sem deixa-lo perceber qualquer ausência.

Um cliente fidelizado é o que torna o empreendedor diferente na lista de possibilidades, tornando-o parte dos resultados e dos êxitos obtidos.

Uma característica muito comum se comparada aos demais profissionais no mercado é que o empreendedor de sucesso traz em suas veias a paixão por aquilo que faz, tanto que se torna mestre em convencer pessoas de suas ideias e projetos.

Conhece muito bem as necessidades que precisa satisfazer, ainda que não conheça todas as pedras do caminho.

Ele percebe que o lucro será menos interessante se antes de tudo não for capaz de satisfazer aquilo que esperam que ele faça.

O inovador se utiliza da tecnologia para conectar diferentes pessoas e melhorar o mundo a sua volta criando pontes que possibilitem inúmeras vantagens para quem estiver ao seu lado e assim ele se destaca da maioria que não se contenta com visibilidade passageira.

A vida se torna uma grande experiência, no qual todos os erros vividos se tornam uma grande pesquisa para poder ir mais longe.

Ser inovador é tão necessário quanto ser técnico, com um diferencial: ser capaz de agregar valores que migram das pessoas para os resultados.

Além de apaixonado, o empreendedor é também um motivador de cérebros pensantes que não se preocupam em caçar quem causou o problema, mas recompensa quem apresenta soluções de forma que o resultado faça parte de todo o time e não de quem vive de administrar pequenas vitórias.

É preciso compreender que as empresas mais inovadoras são aquelas que permitem que a criatividade seja o plano central entre seus colaboradores e para isso trabalham incansavelmente para reter talentos e melhorar o clima organizacional de modo que a competitividade seja apresentada de forma positiva e não a premiar o mais influente.

Há tempos que erroneamente valorizamos as pessoas erradas e essas acabam tornando o ambiente de trabalho pesado e pouco produtivo, com risco de alimentar superegos que acabe por transformar o ambiente profissional em vaidades sitiadas.

Não apenas em atividades obrigatórias, mas o profissional inovador é capaz de dirigir o negocio do outro como se fosse o dele próprio.

Assim, age estimulando não apenas a confiança, como incentivando todos a sua volta a darem o seu melhor tanto em projetos coletivos quanto em projetos
de seu interesse.

A maior estratégia que um empreendedor pode desenvolver é fazer com que seus colaboradores se mantenham motivados continuamente ao ponto de defender de quem quer que seja a empresa em que trabalha, a equipe que lidera, os produtos que desenvolvem, os serviços que prestam, os resultados que acreditam e o profissional que se tornou por jamais ter aberto mão da qualidade, nem por um minuto que seja.

Inovar e empreender com sucesso é não se cansar na busca de novas ferramentas para atender diferentes vontades.

É não se contentar com troféus em cima da mesa como se os desafios fossem dragões vencidos que não retornarão para assombra-lo nunca mais.

Pelo contrário, ele recompensa publicamente as pessoas que trabalharam pelos resultados e estimula individualmente a cada um para que continuem fazendo o melhor trabalho sem deixar que percebam que estará atento a todos os detalhes.

As melhores críticas são aquelas que na grande maioria das vezes são capazes de causar as melhores mudanças e se tornam responsáveis pelas maiores transformações fazendo com que tanto clientes quanto colaboradores se acostumem a inovação como um carro que se acostuma a viajar sobre as rodas no anseio de um dia conquistar o mundo.

___

Este artigo foi escrito por Jöel Thrinidad, especialista em gestão de carreiras, empresário e escritor.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot